A fim de expressar seu apoio, proximidade e solidariedade com as comunidades cristãs da Terra Santa, diversos bispos, sacerdotes e leigos espanhóis empreenderam a partir de hoje, quarta-feira 25, e até 31 de outubro uma peregrinação institucional aos Santos lugares organizada pela Conferência Episcopal Espanhola (CEE).

A delegação está conformada pelo Cardeal Ricard Maria Carles, Arcebispo emérito de Barcelona, 9 Bispos, o secretário geral da CEE, Pe. Juan Antonio Martínez Caminho, 5 sacerdotes e 7 leigos.

À tarde, o cônsul Geral da Espanha em Jerusalém saudou os assistentes e ofereceu algumas palavras de boas-vindas ao Delegado Apostólico em Jerusalém e Núncio de Israel, Dom. Pietro Sambi.

Na quinta-feira 28, a delegação participará de uma Missa na Basílica da Anunciação, presidida pelo Cardeal Carles. Pela tarde, os peregrinos visitarão a "Domus Galileae" onde o secretário geral da CEE oferecerá um discurso.

Na sexta-feira, 29 de outubro, a delegação eclesiástica espanhola participará da Eucaristia na Basílica da Natividade. Em horário vespertino, os bispos espanhóis terão um encontro com o Patriarca de Jerusalém para os Latinos no Patriarcado, Sua Beatitude Michel Sabbah. Posteriormente, se reunirão com os membros da Assembléia de Bispos Católicos da Terra Santa dos diferentes ritos.

No sábado, 30, se realizará um encontro com o Pe. Custódio da Terra Santa e outro com os bispos dos diversos ritos católicos. Ao finalizar o dia, os delegados receberão a colônia espanhola na Terra Santa.

Por último, no domingo 31 de outubro, a concelebração eucarística terá lugar no Santuário de N. Sra. da Palestina.