O Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Claudio Hummes, lembrou que "a sociedade depende muito dos sacerdotes, pois são eles os que diariamente conduzem às pessoas a Jesus Cristo. São eles que se dedicam ao pastoreio e convocam aos fiéis aos sacramentos, sobre tudo para a Eucaristia".

Ao celebrar a Missa de Ação de Graças por suas bodas de ouro sacerdotais, o Cardeal assinalou que "ao fazer 50 anos de sacerdócio, pode-se dizer certamente que se trata de um Jubileu" pois do mesmo modo como o celebrava o povo é "um tempo de renovar os compromissos da aliança e de pedir perdão a Deus e ao próximo pelas dívidas, pelas ofensas e pelas infidelidades".

"Para todos nós e para mim este Jubileu significa louvar a Deus por este grande dom que me deu e que se traduz em servir. Quero-me unir à Santíssima Virgem, que quando visitou sua prima Santa Isabel cantou o Magnificat, que significa Só Deus é grande", assegurou.

Do mesmo modo, o Cardeal Hummes indicou que estes anos de sacerdócio não ficaram livres de contrariedades e dificuldades, mas "essas cruzes que são aceitas por amor de Deus, são também um motivo de felicidade". Deus "foi generoso todos estes anos", adicionou.

Depois de afirmar que "hoje mais que nunca rezo pelos sacerdotes" pois "tenho sob minha responsabilidade 407 mil sacerdotes do mundo inteiro", precisou que "há um número muito pequeno  deles que cometem erros" mas "o 98% são pessoas dignas que se dedicam incansavelmente e gastam suas vidas pelo povo e por Deus".

Ao começo da Eucaristia, que se celebrou na Catedral de São Paulo, leu-se uma mensagem do Papa Bento XVI enviado ao Cardeal Hummes para esta ocasião, onde destaca seu empenho no desenvolvimento de seu trabalho pastoral.

"Os pais, os leigos e até as crianças descobriam seu espírito franciscano para levar o Evangelho a todos, utilizando os mais modernos médios", precisa o Santo Padre.

A Celebração Eucarística foi concelebrada pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, e mais de 20 Arcebispos e Bispos, entre os que destacam o Arcebispo de Aparecida e Presidente do CELAM, Dom Raimundo Damasceno de Assis; e o Arcebispo de Rio de Janeiro, Cardeal Eusebio Oscar Scheid.

Além disso assistiram o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; e representantes do Presidente do Brasil e do Governador de São Paulo.