O Papa Bento XVI poderia trabalhar na conclusão da esperada encíclica social ou em um novo documento durante seus dias de descanso em Bressanone, disse o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, durante o primeiro dia de descanso do Pontífice nesta região germano falante do norte da Itália.

“É possível que dedique um pouco de tempo à segunda parte de seu livro sobre  Jesus ou à conclusão de sua encíclica social esperada faz algum tempo; ou talvez esteja pensando em algo distinto, como o ano passado, quando todos esperávamos a encíclica social e de suas férias em Cadore nasceu a (encíclica) Spe salvi'', disse o Pe. Lombardi.

Esta é a 11º vez que o Papa Bento XVI visita o seminário de Bressanone. “O Papa vem especificamente ao seminário, que conhece muito bem, em particular sua biblioteca, da qual tem a chave desde seus anos de cardeal”, explicou o Reitor do Seminário, Pe.Ivo Muser.

Recordando o lema que figura na entrada do edifício baseado faz 400 anos ''Pietas et Scientia' (Piedade e Ciência), o Pe. Muser assinalou que o seminário possui “um grande patrimônio de cultura e arte que são muito estimulantes para o Santo Padre”.

Foi neste seminário onde o Papa, então Cardeal, escreveu os primeiros capítulos de seu livro “Jesus de Nazaré”; e também onde em 1984, como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, recebeu a Vittorio Messori para a longa entrevista que se converteria no livro “Informe sobre a Fé”.

Durante o primeiro dia completo de suas férias, o Papa passou todo o tempo no interior do Seminário.