O presidente de Profissionais pela Ética da Catalunya e professor de psicologia da Universitat Abat Oliba CEU de Barcelona, Ramón Novella, assinalou que as férias do verão não devem ser um parêntese na educação dos filhos, mas um tempo para fortalecer os laços pais-filhos.
Novella indicou que às vezes “corremos o risco de tomar umas férias na educação dos nossos filhos, já que como acabou o colégio se entra em um período desconcertante”, entretanto, disse que os pais podem aproveitar este tempo para fazer “tudo aquilo que durante o curso escolar não podemos realizar por diversas ocupações”.
Nesse sentido, propôs uma série de conselhos para aproveitar o verão como um momento idôneo para “nos relacionar e educar os nossos filhos”.
Por exemplo, alentou aos pais a atender aquelas preocupações dos filhos que por falta de tempo foram deixadas de lado, e desta maneira reafirmar “os vínculos afetivos com nossa família”.
“Terá que estabelecer relações de confiança. Um bom clima facilita a obediência. A obediência facilitará a vontade e o esforço que logo poderão aplicar a outras atividades”, explicou.
Novella também recomendou evitar os ambientes nocivos para a criança, sobre tudo durante o verão, pois “um mal ambiente no verão pode conduzir a graves conseqüências, pelo contrário um bom ambiente favorece a educação integral dos nossos filhos”. Nesse sentido, lembrou que é fundamental conhecer os amigos dos filhos. “Se deve vigiar e ficar atentos especialmente a partir da etapa da adolescência”, advertiu.
O psicólogo lembrou aos pais que têm a obrigação de conhecer em profundidade a seus filhos. “A boa comunicação facilita transmitir nossos valores, pautas e critérios a nossos filhos”, explicou.
Entretanto, esclareceu que entre os pais também deve haver diálogo, pois isso os ajudará “a ter um projeto comum para os nossos filhos. Os pais devem ficar de acordo nos valores que querem transmitir e não mostrar desacordo ante os filhos”.
Ramón Novella também assinalou que o verão não deve ser motivo para abandonar sua formação acadêmica. Por isso, recomendou incentivar a leitura, a escritura ou jogos de matemática.
Indicou que embora é verdade “que não devemos carregar os nossos filhos com muitos deveres e trabalhos, mas nesta época dispomos de muito tempo e facilidade para nos organizar um instante ao dia de trabalho escolar”.
“Amemos os nossos filhos. A auto-estima e estabilidade emocional de qualquer criança nasce de sentir-se querido por seus pais e nisto os pais são os melhores especialistas. A base da educação é o Amor”, assegurou.