Um grupo importante dos 528 jovens católicos chilenos que participaram da recente JMJ 2008 em Sydney retornaram nesta quinta-feira a seu país e compartilharam com a imprensa local o entusiasmo evangelizador suscitado durante os dias de encontro com o Papa Bento XVI e milhares de jovens católicos do mundo inteiro.
"Foi muito lindo este encontro que vivemos, pudemos receber a força do Espírito Santo e compartilhar com outros jovens de todo o mundo", disse uma jovem que retornava a Punta Arenas desde Arica, junto com os membros de sua delegação.
"O encontro fortaleceu minha fé muito, foi uma experiência inesquecível", disse outra das peregrinas. "São experiências únicas que acontecem a cada 20 anos, imaginem-se quando veio o Papa João Paulo II. Agora foi a vez da minha filha", assinalou o pai da peregrina, lembrando sua própria experiência como jovem durante a visita do Papa Wojtyla ao Chile duas décadas atrás.
"Devemos fazer com que isto aconteça mais freqüentemente para que eles mesmos possam passar a outros jovens esse amor por Cristo, por Deus", destacou uma das mães dos jovens.
Por sua parte, Galo Fernández, Vigário da Esperança Jovem, assinalou que "se deve ter a força de querer ser construtores de um mundo mais fraterno animado da fé. A força do Espírito Santo para, sem temor e com respeito à diversidade cultural e de opiniões, anunciar a proposta do Evangelho para todos".
O total da delegação chilena que viajou a Austrália retornará na segunda-feira 28 de julho.