O Instituto de Política Familiar informou que a Comunidade de Madri ainda não cumpre uma das principais promessas de seu programa eleitoral que consiste em elevar a 300 euros as bonificações por filho para as famílias locais.
Conforme declarou Mariano Martinez-Aedo, presidente do IPF Madri, a Comunidade “leva mais de um ano de descumprimento de uma de suas promessas estrela de seu programa eleitoral e que consistia no aumento de 100 a 300 euros do cheque bebê”.
Segundo o perito, a prestação direta por nascimento que dá atualmente a Comunidade de Madri se pode considerar insignificante pois “representa destinar um orçamento de só 7 milhões de euros anuais ao conceito de nascimiento/adopção. Orçamento que se pode considerar, do mesmo modo, ridículo já que representa apenas 0,037% do orçamento geral da Comunidade de Madri para 2008 (mais de 18.980 milhões de euros)”.
Segundo o IPF, Madri oferece o cheque mais baixo entre as comunidades autônomas por este conceito.
Martinez-Aedo sustentou que o descumprimento da promessa prejudicou a mais de 84 mil mães madrilenses representando um prejuízo de mais de 16,8 milhões de euros para as famílias.