O Bispo de Córdoba, Dom. Juan José Asenjo, criticou rotundamente a “cultura secularizada” que afasta a Deus do público e assegurou que é um “engano” viver a fé em Jesus Cristo de forma intimista, individual e anônima. Do mesmo modo, chamou os cristãos a renovar “o orgulho de ser filhos da Igreja”.

“A Igreja necessita hoje mais do que nunca homens e mulheres de uma fé e de uma vida espiritual profunda. Homens e mulheres que levem seu compromisso cristão ao mundo da cultura e da arte, à escola e à universidade, à ação política, à economia, ao trabalho e à ação sindical, do ócio e os meios de comunicação”, explicou o Prelado andaluz. Estas declarações foram vertidas pelo Bispo durante a homilia celebrada na igreja do Juramento, coincidindo com a festividade do Arcanjo São Rafael, custódio da cidade.

Durante a Missa celebrada junto a um numeroso grupo de sacerdotes do Conselho Catedralício, Dom. Asenjo animou aos presentes a renovar seu compromisso de fé na Igreja.

Sem ela “estaríamos condenados a viver nossa fé às intempéries”, especialmente nestes momentos em que “vai crescendo a tendência a considerar a vida religiosa como um assunto privado, que afeta unicamente à vida individual e à própria intimidade”, assinalou o Bispo.

Ao parecer de Dom. Asenjo, seria um engano considerar o compromisso cristão “de uma maneira individualista e anônima, sem referências eclesiásticas e institucionais”. É mais, “esta concepção é uma ferida da cultura secularizada que gostaria de ver banido o nome de Deus da vida pública”.

“Não caiam nessa armadilha”, advertiu. Frente a essas “tendências difusas

a prescindir da Igreja”, os cristãos devem renovar “o orgulho de ser filhos da Igreja”, que é “nossa casa, o lar cálido e a mesa familiar em que compartilhamos o dom da palavra e o manancial limpo em que bebemos a água da graça”.