O Arcebispo de Managua, Dom Leopoldo Brenes; e o Bispo de Granada, Dom Bernardo Hombach; expressaram a necessidade de estabelecer um diálogo verdadeiro que ache soluções aos problemas do Nicarágua.
“Sigo acreditando que temos que trabalhar pela reconciliação entre nós e ter uma linguagem que nos leve a nos querer os uns aos outros e a não entrar nessas tensões, porque muitas vezes uma palavra mau dita pode trazer tensões para os outros”, assinalou Dom Brenes.
O Prelado também pediu ao Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e a outros políticos, usar uma linguagem de paz e de reconciliação. “Quando há conflitos entre a família devemos nos sentar a resolvê-los”, assinalou.
Por sua parte, Dom Hombach explicou que o diálogo deve procurar soluções aos graves problemas que confronta o país. “Um diálogo tem que vir com uma atitude de escutar ao outro, venha de onde venha”, afirmou.
Por outro lado, uma emissora local informou que o presidente da Câmara Americana de Comércio de Nicarágua, César Zamora, solicitou-lhe ao Arcebispo Emérito de Managua, Card. Miguel Obando e Bravo, chamar um diálogo nacional para enfrentar os problemas econômicos.
“Sentimos que os altos preços dos combustíveis estão afetando ao mundo inteiro e particularmente vão afetar ao Nicarágua e que requeremos neste momento unidade mínima para confrontar estes problemas e queríamos ver a participação do Cardeal nestes momentos que se requer unidade”, declarou Zamora.