Mil jovens canadenses se reuniram na Catedral de Saint Mary nesta capital para venerar as relíquias de Pier Giorgio Frassati, um beato italiano que faleceu antes de completar 24 anos e que é também um dos 10 Padroeiros da JMJ Sydney 2008.
Estes jovens se reuniram para rezar Vésperas e para realizar a adoração eucarística. Presidindo a liturgia estava o Pe. Thomas Rosica, responsável pela JMJ; e se encontrava presente também Wanda Gawronska, sobrinha de Pier Giorgio. Conforme informa L'Osservatore Romano (LOR), o sacerdote fez uma recontagem da vida do Beato italiano a partir do sermão da montanha do Evangelho de Mateus.
"As bem-aventuranças no sermão de Cristo na montanha são uma receita para a santidade extrema. Cada crise que a Igreja confronta, cada crise que o mundo deve enfrentar, é uma crise de Santos. Vê-se que é uma época em que os jovens e as jovens necessitam verdadeiros heróis, assim é a nossa", disse o presbítero.
Ao falar de Frassati, o Pe. Rosica disse que "Pier Giorgio não escolheu ser sacerdote ou religioso, preferindo dar testemunho do Evangelho como leigo. Nunca fundou uma ordem religiosa ou deu vida a um movimento eclesiástico. Nunca dirigiu um exército nem foi eleito para um posto público. A morte lhe chegou antes de que pudesse formar-se. Nunca pôde começar uma carreira. Não pôde descobrir qual poderia ter sido sua vocação. Em soma, era simplesmente um jovem apaixonado por sua família e amigos, apaixonado pelas montanhas e o mar; mas sobre tudo apaixonado por Deus".
Depois de assegurar que as duas colunas de sua vida eram a Eucaristia e o amor à Virgem Maria, o sacerdote assinalou que "o que tinha, Pier Giorgio o doava para ajudar aos pobres, utilizando inclusive o que lhe custava andar em ônibus e ir correndo em lugar de pegá-lo, para chegar a tempo a casa na hora da comida. Os pobres e sofredores eram seus patrões e literalmente ele era seu servidor, coisa que considerava um privilégio".
LOR também informa que de 15 a 18 de julho se realiza uma exposição no Exhibition Hall de Sydney sobre a vida do Beato italiano, organizada pelo serviço de pastoral juvenil do Episcopado italiano.