O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, lembrou que “nossa religião é vida, prática e fatos visíveis”, não só algo íntimo que cresce para dentro, pois a “um homem de fé e a uma mulher de fé se lhes vê por suas obras”.
Ao explicar a parábola do Semeador em sua homilia dominical, o Cardeal convidou a todos os fiéis a participar da Grande Missão de Lima, “meditando cada dia a palavra de Deus e levando-a à prática com o propósito de ser melhores cristãos”.
Do mesmo modo, assinalou que para a Missão se está preparando a pessoas “comuns como nós; mas não só para que conheça esta ou outra passagem do Evangelho, senão para que os cumpra e viva” e desta maneira “milhares de homens e mulheres que aprendem a escutar, a meditar e a pôr em prática a palavra de Deus sairão a visitar outros”.
“Nossa religião é vida, prática e fatos visíveis”, não é algo somente “íntimo, guardado, que cresce para dentro” pois a “um homem de fé e a uma mulher de fé se lhe vê por suas obras, não só por suas orações”, assegurou o Cardeal Cipriani.
Em outro momento, indicou que “a Parábola do semeador nos pode ajudar a tirar um propósito concreto”, o perguntar-se cada dia como está o compromisso pessoal com o Senhor; pois “dentro de nós está a causa de não ver e de não ouvir. A causa está no pecado”.
Uma realidade que “a soberba e o orgulho –embora lhe tenham dito com claridade as coisas –diz ‘não me lembro’. Não há pior surdo do que aquele que não quer ouvir”, adicionou.
“Tem gente que lê a palavra de Deus para satisfazer seu capricho”, precisou o Arcebispo de Lima, e acrescentou que “isso não é palavra de Deus nem serve para coisa nenhuma”.