O Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, assinalou que dada a crise econômica mundial, da qual República Dominicana não é alheia, o correto é promover um estilo de vida austero que comece com a economia de combustível e energia elétrica.

Segundo o jornal Hoje, o Cardeal indicou que a crise de alimentos e os altos preços do petróleo estão impactando na economia doméstica. Por isso, pediu promover um estilo de vida sóbrio em todos os setores da sociedade, assim como no Governo central.

Entretanto, o jornal indicou que o Card. López Rodríguez valorou os esforços realizados pelo Poder Executivo, encabeçado pelo Presidente Leonel Fernández, quem se reune com representantes da economia dominicana para analisar a situação atual.

"O mundo inteiro, não somente o nosso país, está passando por um contexto universal devido a uma série de fenômenos", explicou. Durante a entrevista, o Arcebispo lembrou o chamado de João Paulo II de globalizar a solidariedade.

Por outra parte, o também Presidente da Conferência Episcopal Dominicana destacou a religiosidade dos dominicanos. Disse que isso se pode apalpar no Plano de Pastoral, "que está levando muita gente ao encontro pessoal, comunitário".

Do mesmo modo, o Card. López Rodríguez se referiu ao compromisso cristão que assumem muitos jovens. "Vou conhecendo de muitos grupos de jovens que estão aprendendo a orar, a usar as Sagradas Escrituras. Estão aprendendo a encontrar-se, a ver se conseguem formar comunidades", expressou.