No domingo,  30 de maio nascerá oficialmente na capital italiana,  no Oratório da Basílica São José em Triunfal, o movimento “Europa Cristã”, que busca resgatar a identidade original do “velho Continente”.

Entre os auspiciadores da iniciativa  encontram-se, além da rede “Papaboys”,  Arrigo Muscio, Presidente da Associação italiana de pais de família católicos, o professor Giorgio Nicolini, especialista em  temas de defesa da vida,  o Pe. Ronald La Barrera, sacerdote carismático do Peru e especialista em Bioética, Dom Samuel Panzeri, canônico da Diocese de Lublín e atualmente formador do Seminário Diocesano de Massa Maritima (Itália), o jornalista e escritor católico Giancarlo Padula  e a jornalista, apresentadora e diretora da Rádio Televisão Italiana  Dra. Marita Viaggi.

Entre as intervenções na apresentação de "Europa Cristã" estarão o Movimento pela Vida (www.mpv.org) com a presença do Responsável do Setor dos Jovens, Giorgio Gibertini e do jornalista Piero Pirovano de Solidariedade, Liberdade, Justiça e Paz (www.solidarieta.biz)

Segundo explicam os promotores da iniciativa, “Europa Cristã” “não é um partido, mas um movimento de opinião. Não é uma formação política, embora de algum modo a  política e a matéria social serão temas tratados através da visão dos ensinamentos dos documentos Conciliares, em particular da Gaudium et Spes e da Doutrina Social da Igreja”.

“É sobretudo a síntese da posta em prática do pensamento e das exortações do Santo Padre”; e, segundo explicam, quer ser “a chispa de um lanterna que acenda eo fogo apagado das consciências e da fé, fé às vezes ofuscada pela resignação, pelas esperanças desiludidas, pelos sentimentos feridos, pelos ideais dissipados, pelas almas perdidas”.

Os promotores explicam também que se trata de um movimento “puramente Cristocêntrico, gira em torno à pessoa (não à vaga figura) de Cristo. Girar em torno à pessoa de Cristo significa encontrar o caminho e cainha colocando em prática sua Palavra, em cada momento, como o repeteiu e destacou tantas vezes João Paulo II, no pedido de redescobrir quem é o cristão para comprometer-se a fim de construir  uma sociedade, não afastada de Deus, mas estreitamente unida a sua vontade”. 

O lema da Europa Cristã,  que criou a página web www.europacristiana.it  é “Dos 10 mandamentos às bem-aventuranças”, porque “os 10 mandamentos são as 10 regras de ouro para um vida feliz e o discurso da Montanha é o programa da missão de Jesus Cristo”.