O Episcopado colombiano, que culminou sua 85 Assembléia Plenária, expressou sua ação de graças pelo recente resgate de 15 seqüestrados das FARC e fez um urgente chamado a "os grupos armados para que pensem, com sentido de solidariedade, e autêntico amor à Pátria, em aceitar os caminhos de paz que agora estão em suas mãos".

Depois de expressar seu "alegria unidos a cada uma das famílias que os recebem agora em seus lares", os prelados destacaram que o resgate dos seqüestrados "sem derramamento de sangue" é o "resultado da oração de todos os compatriotas".

"Unimos nossa oração a do Santo Padre Bento XVI e a de todo nosso povo para que continuemos avançando pelos caminhos do perdão, a justiça, a verdade e a solidariedade, para a recuperação da liberdade de todas as vítimas do seqüestro e o lucro da paz para todos os colombianos", disseram os bispos da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC).

Seguidamente fizeram "um chamado aos grupos armados para que pensem, com sentido de solidariedade, e autêntico amor à Pátria, em aceitar os caminhos de paz que agora estão em suas mãos. Continuamos em nossa disponibilidade de serviço para criar as condições que signifiquem avanços na recuperação da paz integral para todos nossos compatriotas".

Por sua parte o novo Presidente da CEC, Dom Rubén Salazar Gómez, reiterou o compromisso da Igreja Católica em favor de um clima de paz e reconciliação, ao tempo que respaldou a marcha contra o seqüestro prevista para o próximo 20 de julho, já que privar de sua liberdade a uma pessoa "é um crime abominável que não tem justificação".