O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou que de 9 a 12 de julho se realizará em Guadalajara, México, a reunião anual do Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio para deliberar sobre o financiamento de projetos a favor das comunidades indígenas, mestiças e afro-americanas da América Latina e o Caribe.

Conforme indica o comunicado, "apresentaram-se 230 projetos, de 17 países, os quais serão estudados profundamente por parte do Conselho; e que se referem a distintas áreas como o setor produtivo, sanitário, formação profissional, casas agrícolas, e formação humana integral".

Deste modo se informou que na reunião "também estará presente uma delegação do Comitê da Conferência Episcopal Italiana para a caridade a favor do Terceiro Mundo, que é o principal sustentador da Fundação".

A Fundação Populorum Progressio foi instituída pelo Servo de Deus João Paulo II em 22 de fevereiro de 1992, em ocasião do V Centenário da Evangelização da América Latina. Esta instituição foi confiada ao Pontifício Conselho Cor Unum.

O Papa Bento XVI, diz a nota, "no encontro com o Conselho de Administração de junho de 2007, deu um novo impulso à atividade da Fundação".