O Vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom Roberto Lückert, advertiu que as FARC se abastecem na fronteira Colombo-venezuelana e por isso chamou ao Governo de Hugo Chávez a colaborar com a erradicação desta guerrilha.

"Os únicos que não vêem guerrilheiros na fronteira são José Vicente Rangel (Ex-vice-presidente da República), o ministro das Relações Interiores e Justiça (Ramón Rodríguez Chacín), e o Presidente da República, Hugo Chávez", declarou o Prelado a uma rádio local.

Indicou que o Governo venezuelano "não pode ser alcoviteiro de criminosos" e advertiu que conforme a Colômbia feche às FARC, "estes bandidos vão se vir a refugiar na Venezuela". Dom Lückert assinalou que "como país democrático devemos colaborar com a Colômbia para que isto se erradique de maneira definitiva, devem-se tender pontes para que essa gente entregue as armas".

O também Arcebispo de Coro expressou sua satisfação pelo resgate de Ingrid Betancourt. Destacou que "é uma mulher carregada de fé, de carinho e de esperança a pesar do martírio que sofreu durante seis anos afastada de sua família".

Também disse estar surpreso de ver um governo eficaz "perante uma guerrilha armada até os dentes, que ameaça e que está apoiada a nível internacional".

"O Governo colombiano está fazendo seu papel de lhe dar verdadeira segurança ao povo camponês, porque essas são as grandes vítimas desta tragédia colombiana", expressou.