O Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Ré, lembrou que "a inexistência de ideais conduzem ao vazio e ao aborrecimento" por isso não se deve "deixar para amanhã as decisões fundamentais da vida".

"A vida é a realização de um sonho feito na juventude", por isso "cada jovem deve ter seu sonho, um sonho grande e procurar realizá-lo tendo a Cristo como companheiro nestes anos da juventude", destacou o Cardeal na Missa de encerramento da I Jornada Nacional da Juventude no Equador.

Do mesmo modo, recordou aos jovens que "a vida vale a pena vivê-la, mas quando se vive por um grande ideal, e Jesus Cristo é o mais formoso e maior ideal", Ele é o "modelo mais perfeito como pessoa, oferece-lhes um estilo de vida que conduz à plenitude da existência".

"A inexistência de ideais conduz ao vazio e ao tédio, por isso queridos jovens os convido a não deixar para amanhã as decisões fundamentais da vida" e uma delas é a de seguir ao Senhor Jesus, confiando em que quando Ele chama "dá-nos também a força e graça necessárias para responder às responsabilidades que no caminho se possam encontrar", assegurou o Cardeal Ré.

Depois de indicar que a vida "vivida com a fé em Deus é uma aventura fascinante", exortou aos jovens a ter confiança na Igreja que por ser divina e humana "conta com a assistência de Deus, mas também tem os limites dos homens", e apesar deles "transmite a mensagem de Cristo de maneira autêntica e segura", continuando no mundo de hoje a obra de Cristo".

"Dentro da barca da Igreja podemos nos salvar e se fugirmos dela corremos o risco de nos afogar", asseverou o Prefeito da Congregação para os Bispos.

A I Jornada Nacional da Juventude do Equador se realizou na cidade de Guaiaquil, no marco da Jornada Mundial da Juventude de Sydney, e contou com a participação de mais de 3000 jovens de todas as províncias do país.