O semanário Desde la Fé questionou que o chefe de Governo do Distrito Federal, Marcelo Ebrard, tenha proposto um referendum sobre a reforma energética com o apoio da Assembléia Legislativa do DF, quando faz um ano rechaçaram o pedido da cidadania de submeter ao voto a consumada descriminalização do aborto.

Em sua nota editorial, Desde la Fé lamentou que a ALDF tenha silenciado com denúncias penais e ante a Secretaria da Gobernação, as vozes dos católicos que se opunham a descriminalização, com o argumento de que a Igreja intervinha em temas que não eram de sua competência.

Com o título “Democracia sem memória”, o semanário considera que nas consultas sobre a reforma energética “abrem um espaço imenso de debates sobre temas francamente intranscendentes os mesmos que fecharam a discussão de altura sobre um assunto da maior importância pelas conseqüências que tem sobre a ética social e a moralidade humana".

Do mesmo modo, lamentou que alguns legisladores atuassem com intolerância e assegurou que “se estivessem comprometidos com a democracia e com o bem do país, outra seria a situação em torno da nefasta e criminal lei do aborto".

"Terá algum sentido o debate de tantos especialistas frente a um referendum? Basta ter dois dedos de testa para nos dar conta que se trata de uma contraposição de métodos e que na hora da votação ninguém tomará em conta suas conclusões", afirmou o semanário.

A publicação asseverou que felizmente "no México há instituições, e uma delas, a Suprema Corte de Justiça da Nação, está analisando o tema com maior seriedade que a ALDF e está dando uma lição de democracia que infelizmente não vimos em muitas das ações dos nossos governantes".