A agência EFE informou que uma delegação da Santa Sé chegou hoje ao Vietnã em visita oficial para tratar a expropriação de propriedades da Igreja; e sua possível devolução, por parte do regime comunista.

A comissão está encabeçada pelo Subsecretário de Estado, Dom Pietro Parolin; permanecerá no Vietnã até próximo domingo e se reunirá com o Vice-primeiro ministro e titular de Exteriores Vietnamita, Pham Gia Khiem.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Durante a viagem, a delegação também se encontrará com o Conselho Episcopaliano, a Igreja Católica do Vietnã e o Comitê Popular de Hanoi. Nesta cidade, a comissão vaticana ficará até na quarta-feira, logo irão a Dalan, Ho Chi Minh e as províncias de Quang Tri e Thua Thien-Hue, na zona central do país.

Um dos temas a tratar é o possível retorno à Igreja no Vietnã da propriedade aonde se localizava a antiga Nunciatura Apostólica, confiscada pelo regime comunista faz mais de 40 anos. Em fevereiro e depois dos protestos de milhares de católicos, as autoridades do país prometeram devolvê-la; mas até a data o oferecimento não se concretizou.