Milhares de fiéis e peregrinos chegaram na Praça de São Pedro, apesar das chuvas do verão, para participar do Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem ao meditar sobre o Evangelho de hoje assinalou que "a verdadeira religião consiste no amor a Deus e ao próximo" pois isto "dá valor ao culto e à prática dos preceitos".

O Pontífice meditou sobre as leituras de hoje afirmando que as palavras "Quero amor e não sacrifício" constituem "uma palavra chave, uma daquelas que nos introduzem no coração da Sagrada Escritura".

Se referindo à chamada do Apóstolo e Evangelista Mateus, o Papa ressaltou que "quando Jesus se dirigiu à casa de Mateus com os discípulos e se sentou com outros publicanos " teve que responder aos fariseus escandalizados: "Não são os sãos quem necessitam do médico, mas os doentes... não vim a chamar os justos, mas aos pecadores".

Do mesmo modo, o Santo Padre se dirigiu à Virgem Maria pedindo "sua intercessão para viver sempre na alegria da experiência cristã" e que "a Virgem suscite em nós sentimentos de filial abandono frente a Deus, quem é misericórdia infinit