Em um comunicado emitido ontem ao culminar sua reunião extraordinária, a Conferência Episcopal Argentina (CEA) alentou a procurar soluções ante a atual crise social no país através do "diálogo transparente e construtivo" entre o Governo e os setores em conflito.

No texto titulado "A Nação requer gestos de grandeza", os prelados explicaram que se reuniram "com motivo da grave situação exposta pelo prolongado conflito entre o setor agropecuário e o Governo Nacional"; e destacaram que este tipo de situações "prejudicam especialmente aos mais pobres".

Diante de esta crise, indicaram, "a solução só pode encaminhar-se mediante gestos de grandeza e uma vigência ainda mais plena das instituições da República".

"Por outra parte, embora houvessem reclamações justas, não é nas ruas nem nos caminhos onde se solucionarão nossos problemas. Pedimos, por isso, encarecidamente ao Governo da Nação que convoque com urgência a um diálogo transparente e construtivo, e aos setores em conflito que revejam as estratégias de reclamação. Nem a moderação nas demandas, nem a magnanimidade no exercício do poder são sinais de debilidade", precisaram.

Depois de animar aos argentinos a ajudar aos mais pobres através de um "compromisso firme e perseverante pela justiça e a solidariedade", os bispos alentaram a todos à oração "com um gesto de desprendimento em favor de nossos irmãos mais necessitados".

Finalmente, colocaram "esta mensagem nas mãos e no coração de nossa Mãe de Luján, lhe pedindo que mais uma vez interceda por nós e acompanhe o caminho das autoridades, dos dirigentes dos diversos setores e de todo o povo argentino".