"Se o Senhor me der vida e saúde, espero ir eu também", disse o Papa Bento XVI ao anunciar que acolheu o desejo do Arcebispo de Turim, Cardeal Severino Poletto, para que na primavera de 2010 haja outra "solene Ostensão do Manto de Turim".

"Esta será uma ocasião muito propícia para contemplar aquele misterioso Rosto, que fala silenciosamente ao coração dos seres humanos, lhes convidando a reconhecer nele o rosto de Deus", indicou o Pontífice ao receber este meio-dia na Sala Paulo VI a sete mil fiéis de Turim.

Em seu discurso, o Santo Padre assegurou "uma oração especial ao Senhor" pelas vítimas das recentes inundações em Pinerolo e Cuneo e pediu que "sustente a quantos lutam para confrontar esta grave calamidade natural".

Nos dez últimos anos, disse, a comunidade diocesana realizou "uma extensa ação apostólica e missionária, partindo de um intenso movimento espiritual centrado sobre tudo na Eucaristia dominical, a adoração eucarística semanal e o descobrimento da importância do Sacramento da Reconciliação".

Além disso, continuou o Papa se referindo aos fiéis, "vos preocupastes de aproximar aos mais 'afastados'. Este compromisso missionário o seguis compartilhando no presente ano pastoral, ano da 'Redditio fidei', cujo momento culminante é precisamente a solene profissão de fé que proclamastes juntos esta manhã perante a tumba do Príncipe dos Apóstolos".

O Papa alentou aos peregrinos a que "nenhuma dificuldade, nenhum obstáculo freie o amor pelo Evangelho de Cristo. Se Jesus for o centro de vossas famílias, de vossas paróquias e de todas as comunidades, sentireis viva sua presença e crescerão a unidade e a comunhão entre todas as artérias da diocese".

"Alimentai, portanto, constantemente a união com o Senhor na oração e com a prática freqüente dos sacramentos, especialmente da Eucaristia e da Confissão", pediu o Santo Padre e chamou a preocupar-se com "assegurar uma formação cristã contínua dos jovens e dos adultos".

"Distingui-vos pelas obras de caridade e por um esforço coral ao confrontar o grande 'desafio educativo' das novas gerações", adicionou.

Finalmente, pediu à Virgem que "proteja aos sacerdotes e aos agentes pastorais; obtenha às vossas comunidades numerosas e santas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada; suscite nas crianças o desejo de seguir o alto ideal da santidade; seja para todos consolo e apoio, especialmente para os anciões, os doentes, os que sofrem e as pessoas sós e abandonadas".