Em uma decisão que poderia incrementar as dificuldades com o Vaticano, o Presidente eleito do Paraguai, o Bispo suspenso Fernando Lugo designou ao ex-sacerdote Pablino Cáceres como Secretário do escritório de Ação Social, com categoria de ministério, para lutar contra a pobreza durante o governo que assumirá em 15 de agosto.

Cáceres confirmou sua nomeação diante da imprensa anunciando que "o Presidente Lugo me encomendou a tarefa de combater a pobreza do escritório de Ação Social".

Cáceres, de 55 anos, é um ex-sacerdote Redentorista que se desempenhou como pároco e como encarregado da Pastoral Social no departamento de Concepção, ao norte de Assunção. Em 2001 apresentou seu pedido de dispensa do estado clerical.

Cáceres anunciou que em sua gestão se dedicará a "atacar a pobreza em muitas frentes tanto na área urbana como no setor do campo, sem esquecer aos nossos irmãos indígenas".

Uma das preocupações dos bispos no Paraguai é que o governo de Lugo gere uma onda de envolvimento em política partidista de sacerdotes e religiosos, que são numericamente insuficientes para atender as necessidades pastorais locais.