A Pontifícia Academia para a Vida junto com a Federação Mundial de Associações Médicas Católicas (FIAMC) e o Centro Nacional de Transplantes da Itália organizam o congresso internacional "Um presente para a vida: Considerações sobre a doação de órgãos", em Roma de 6 a 8 de novembro de 2008.

"O primeiro dia do congresso estará dedicado ao atual 'estado da arte' do sistema de transplantes internacionalmente, enfocando-se na evolução histórica das ciências do transplante e a doação de órgãos. Também se tratarão temas como a necessidade de órgãos em todo mundo, o problema do tráfico de órgãos; e a importância d ampliar uma cultura de doação de órgãos", explicam os organizadores.

No segundo dia se abordará "as dimensões éticas e antropológicas da doação de órgãos", enquanto que no terceiro dia se tratará "o rol dos meios de comunicação em relação à cultura de doação de órgãos".

Os organizadores indicam que solicitaram uma audiência com o Santo Padre para este último dia do congresso. As linguagens oficiais para este evento serão o inglês e o italiano.