Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude de Sydney 2008 informaram que o Papa Bento XVI chegará três dias antes do evento a Austrália para passar uns dias de meditação e descanso em uma região australiana que se mantém em reserva.

Os três dias de descanso serão "completamente em privado", anunciou Dom Anthony Fisher OP, Bispo Auxiliar de Sydney e Coordenador General da JMJ 2008.

"Nos pediu selecionar um lugar adequado para sua permanência e recomendamos um lugar sereno, formoso e adequado para o líder dos católicos do mundo", disse o Prelado em conferência de imprensa. "O Santo Padre terá a oportunidade de ver algo da formosa flora e fauna da Austrália", adicionou.

Diante das especulações sobre o lugar onde o Pontífice descansaria, Dom Fisher destacou que "não vamos revelar o lugar de descanso, porque o Papa está precisamente procurando privacidade e tempo para a meditação".

Segundo o novo cronograma, o Papa Bento XVI chegará a Sydney em 13 de julho, e será imediatamente transportado ao lugar não identificado para seu descanso.

Na quinta-feira 17 de julho, o Santo Padre receberá a bem-vinda oficial no cruzeiro "Sydney 2000" –o mais longo da Austrália– e navegando acompanhado de centenares de embarcações, chegará às 13h, hora local– à baía de Sydney; e permanecerá na cidade até o domingo.

O Pontífice se hospedará na residência do Cardeal George Pell, Arcebispo de Sydney, na casa arcebispal que se encontra na parte traseira da Catedral de St. Mary.