O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, deplorou a denominada "Cavalgada Medieval", um grotesco desfile –organizado pelas autoridades locais– que seguiu o mesmo percurso da procissão do Corpus Christi nesta cidade fazendo caçoada da festa católica.

Conforme informaram os meios de imprensa, os toledanos e turistas que chegaram à cidade, viram no sábado o perambular de uma companhia de atores disfarçados de monges, bispos, prostitutas, esqueletos, uma Virgem representada por um mímico e outras caracterizações que ofenderam os sentimentos religiosos dos católicos.

Na Missa que presidiu na Catedral de Toledo, o Cardeal Cañizares pediu "que se respeite a autêntica liberdade religiosa" e criticou o "escárnio", a brincadeira e "os verdadeiros sarcasmos e blasfêmias" com as que a cavalgada tentou "agredir a festa do Corpo de Cristo".

"Pedimos perdão pelos que ontem ultrajaram o corpo de Cristo. Perdoa-lhes porque não sabem o que fazem", indicou o Arcebispo e demandou respeito para a liberdade religiosa porque "são muitos os insultos, as ofensas, são muitas as ofensas que está recebendo a Igreja perante a passividade de tantos e não pode continuar esta situação".

A cavalgada foi organizada pela Secretaria de Cultura e o Teatro de Rojas de Toledo e a companhia que a pôs em cena leva por nome "Morboria Teatro".

Fontes da equipe de Governo municipal declararam ao jornal ABC que "não existiu ânimo de ofender a ninguém, nem maldade alguma" mas reconheceram que "tem coisas que não nos gostaram da cavalgada" e "entendemos que ao Cardeal também não lhe tenham gostado".