O Núncio Apostólico no México, Dom Christophe Pierre, assinalou que o problema da violência no país é muito sério e para solucioná-lo a Igreja contribui através do caminho de "formação dos católicos da família, a comunidade e a paróquia" para que vivam "segundo os valores humanos e cristãos".
Em uma recente visita pastoral à Diocese de Tabasco (México) com motivo da celebração do 128º aniversário de sua criação, o Prelado assegurou que para reverter o problema da violência não basta condenando, senão que se deve expor soluções concretas e a Igreja pode "contribuir nesse propósito" levando em conta que "também a violência surge da falta de valores e a pobreza".
Depois de uma reuniu privada com  Andrés Granier Melo, Governador de Tabasco, Dom Pierre lembrou que as autoridades têm uma responsabilidade perante a sociedade e a Igreja a respeitar e espera poder "trabalhar com elas em todos os campos", para o bem das pessoas.
Em outro momento, lembrou que as relações entre a Igreja e o Estado mexicano melhoraram do restabelecimento de relações diplomáticas, e exortou às autoridades a "entrar em contato com a Igreja para poder resolver os problemas em modo pacífico" tendo como "princípio fundamental o reconhecimento mútuo" e por isso "não se deve fazer uma separação absoluta".
"Cabe aos católicos melhorar as diferenças para conseguir um bom relacionamento, se deve resolver os problemas, porque todos temos que servir à sociedade no respeito mútuo", assegurou o Prelado.