Devido à dedicação da sala para a formação no uso de meios de comunicação dos seminaristas do Pontifício Colégio Irlandês em Roma, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo John Foley, destacou a necessidade da santidade e da apresentação criativa e imaginativa do Evangelho.

Na homilia pronunciada ontem durante a Missa celebrada pela dedicação da sala do beato Columba Marmion, o Arcebispo se perguntou “Como podemos apresentar de forma criativa, imaginativa, convidativa, a maravilhosa boa nova sobre Jesus Cristo e seu plano sobre nós se não comunicarmos bem?".

"A comunicação autêntica, certamente, dispõe de nossa preparação espiritual para que possamos ser vistos como testemunhas autênticas e acreditáveis do Evangelho de Jesus Cristo. Não há substitutivos para a santidade na hora de comunicar o Evangelho de Jesus Cristo”, disse o presidente do Pontifício Conselho.

Entretanto, acrescentou Dom Foley, “há técnicas de comunicação. Jesus sabia onde e quando pregar; utilizava parábolas, ações simbólicas. De fato deixou nos sacramentos sinais externos que significam e comunicam a graça, uma participação compartilhada em sua vida divina".

“Ao dedicar uma sala em honra de um de seus alunos mais distinguidos, o beato Columba Marmion, que certamente sabia como comunicar através dos livros e da pregação, pedimos a ele que por sua intercessão todos nós, mediante nossa santidade pessoal, conhecimentos profundos e técnicas inspiradas sejamos capazes de comunicar efetivamente a verdadeira boa notícia de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo".

O beato Columba Marmion O.S.B. (1858-1923) foi o terceiro abade da abadia do Marédsous na Bélgica, escritor de textos sobre espiritualidade e professor de retiros. O Papa Paulo II o beatificou em 3 de setembro de 2000.