O Museu de Nova Iorque inaugurou uma exposição sobre a importante influencia dos católicos nesta cidade dos inícios do século XIX, quando eram uma minoria, até metade do XX, quando já eram uma importante comunidade que modificou, para bem, a sociedade e a política nova-iorquinas.

"Católicos em Nova Iorque, 1808-1946" é o nome da amostra que apresenta a luta e a defesa da identidade católica destes fiéis durante anos, "em resposta a um estendido sentimento anti-católico na cidade a partir do período colonial, que gerou um rechaço a essa comunidade", explicaram os organizadores.

Até finais de ano e através de umas quatrocentas imagens e objetos, a mostra apresenta o trabalho e serviço dos católicos através de instituições e organizações políticas, assim como seus hospitais, escolas, paróquias e infra-estruturas. Com elas, o catolicismo estendeu sua influência aos cinco grandes bairros da cidade: Brooklyn, Harlem, Bronx, Manhattan e Queens; e conseguiu cimentar instituições que em muitos casos seguem ativas como o atual hospital de Saint Mary, no Brooklyn

Em seus cerca de 400 metros quadrados, a exposição também mostra a influência dos católicos no âmbito político, que inclui a eleição em 1880 do empresário de origem irlandesa William Grace como primeiro Prefeito católico da cidade. Igualmente se destaca a  Alfred Smith, quem, depois de ser governador, converteu-se no primeiro católico candidato de um dos grandes partidos políticos à presidência dos Estados Unidos.