O porta-voz do Arcebispado de Santa Cruz, Marcial Chupinagua, advertiu que o diálogo e não o referendo revogatório é a solução à crise boliviana, que já tem vários meses.
Em declarações à imprensa local, Chupinagua afirmou que os referendos revogatórios são medidas que procuram distrair a atenção e que "só provocam o investimento de muito dinheiro, quando mas bem (as autoridades) deveriam ocupar-se para superar a crise que muitos bolivianos estão vivendo. O diálogo seria o melhor sinal de que nos entendemos e podemos seguir adiante".
"Se tivermos eleito a estas autoridades é para que se entendam e se respeitem, e para que nos dêem essa certeza que o diálogo é um valor do ser humano que nos deve levar a solucionar os conflitos", assinalou.
Evo Morales convocou para 10 de agosto a um referendo para que os bolivianos decidam se o Presidente e Vice-presidente, assim como os nove prefeitos, continuam em seus cargos.
Entretanto, os prefeitos opositores de Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija, assinalaram que dialogarão com o Governo depois das consultas autonômicas previstas em junho nestas três últimas regiões.
Santa Cruz celebrou em 4 de maio passado uma consulta sobre autonomias. Entretanto, esta foi declarada ilegal pelo Governo.