Durante um maciço e festivo encontro com os jovens genoveses, no marco de sua visita a Génova (norte da Itália), o Papa Bento XVI recordou que Jesus é o único amigo que nunca defrauda, e convidou novamente à participação maciça na próxima Jornada Mundial da Juventude em Sydney.
“A bondade e a generosidade mantêm a verdadeira juventude nos corações, apesar dos anos que passam velozmente”, disse o Santo Padre a uma multidão de jovens entusiastas reunidos em uma chuvosa manhã na Praça Matteotti. 
“Se um jovem descobrir os verdadeiros e grandes valores nunca envelhece”; mas para isso é necessário “não seguir as modas que se queimam em um instante, em uma corrida frenética e aturdida”.
Bento XVI insistiu logo na necessidade de acompanhar seu entusiasmo com uma sólida formação na fé, “para responder às múltiplos pergunta juvenis sobre a vida, a fé cristã e a Igreja”, para “sair ao passo da aridez e do deserto da alma, das dependências de mitos chamativos e das mentiras difundidas, dos lugares comuns do pensamento”; para “entrar no centro das questões decisivas, debatidas hoje sem uma fé pensada e uma razão treinada para perceber a verdade dos valores e apresentá-los com sereno rigor ao que não tem a luz da fé”.
O Santo Padre também destacou a formação como um meio “para ser missionários valentes e alegres, equipados culturalmente para anunciar a todos que Jesus é a razão suprema da vida e da juventude”.
Durante o encontro, o Pontífice entregou o Evangelho a alguns jovens como sinal de envio missionário e destacou: “Ide, caríssimos jovens, a vossos ambientes de vida, a vossas paróquias, aos bairros mais difíceis, às ruas. Anunciai a Cristo Senhor, esperança do mundo! quanto mais o homem se afasta de Deus, seu Manancial, mais se perde a si mesmo, a convivência humana se torna difícil e a sociedade se desmorona. Permanecei unidos entre vós, ajudai-vos a viver e a crescer na fé e na vida cristã, para poder ser testemunhas valentes do Senhor”.
“Unidos, mas não encerrados. Sede humildes, mas não imóveis. Sede singelos, mas não ingênuos. Sede reflexivos, mas não complicados. Dialogai com todos, mas continuai sendo vós mesmos”, disse o Papa.
O Papa concluiu convidando aos jovens a permanecer em comunhão com os sacerdotes e os bispos. “Vós tendes necessidade deles e eles – todos nós – temos necessidade de vós”.
“Cada um de vós, queridos jovens, se permanecer unido a Cristo e à Igreja pode cumprir grandes coisas. Este é o desejo que vos deixo como consigna. A gente se ve em Sydney!”, disse finalmente o Pontífice.