O Bispo de São Cristóbal, Dom Mario Moronta, precisou em sua reflexão semanal que  ante as propostas pseudo-religiosa e a chamada "religião à carta" que não sacia o coração do homem, Cristo aparece como resposta real que enche às pessoas de "amor e paz" verdadeiros.
Depois de denunciar que atualmente "chega-se a falar hoje de 'religião à carta': com um menu de opções de acordo aos gostos", o Prelado venezuelano explica que hoje em dia "muitos seres humanos, entre eles cristãos, tentam conseguir falsas seguranças de fé ao construir-se falsas imagens de Deus, ou ao optar por propostas pseudo-religiosas que favorecem uma certa tranqüilidade espiritual".
"Mais ainda, há quem pretende conseguir um Deus feito a sua maneira, que favoreça o individualismo. chega-se até dizer, 'eu acreditodo meu jeito'. Muitas destas propostas ou buscas se escondem em planos de auto-realização pessoal, mas com um forte acento no individual e no egocentrismo", adverte Dom Moronta.
Seguidamente assinalou que a paz que Deus nos dá "é a salvação que implica o nos converter em filhos do Pai Deus. Essa paz de salvação nos permite então realizar a fraternidade, com a que nos distinguimos como seguidores de Jesus e discípulos deles. É a Paz de Cristo, obtida por seu mistério pascal, a que nos permite alcançar a plenitude".
Depois de ressaltar que "tudo isto é possível graças ao amor", o Prelado remarca que este amor de Deus "é entrega, é doação. Deus sai de si mesmo e nos cria para ser seus filhos. E desde esse amor, envia a seu Filho para que sejamos introduzidos no caminho da novidade de vida que é a salvação".
"Se acreditarem no Deus que é amor, é com essa atitude como podemos expressar nossa fé, através de nosso testemunho e de nossa própria vida", disse logo e concluiu expressando que "o amor e a paz que vêm de Deus e que o definem como o Todo-poderoso devem ser também características de cada crente. O Deus Um e Trino, que confessamos no Credo é o Deus da paz e do amor".