A duas semanas das eleições regionais e municipais, a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), publicou um comunicado no que precatória à população a participar ativamente no processo e insiste às autoridades a oferecer as garantias devidas.

O texto recorda que “o exercício do voto é um direito e um dever” e “a condição de cidadão nos chama a participar para que sejamos membros ativos e não espectadores passivos nas decisões que correspondem a todos”.

Depois de pedir ao Conselho Nacional Eleitoral “oferecer as condições legais  e administrativas que, sem exceção, respeitem esse direito a todos”, animaram a diligência política a “estimular responsavelmente dita participação e não lhe fazer o jogo às cotas de poder, individuais ou partidaristas, que distorcem o sentido e exercício da função pública”.

“É fundamental e urgente recuperar a importância de uma vida política coerente com os postulados democráticos, que não defraude as expectativas da gente, em particular dos mais pobres, e que seja fiel aos princípios da dignidade da pessoa humana e o bem comum”, indicaram.

Finalmente, fizeram votos para que “autoridades e cidadãos, setor público e privado, trabalhemos por fomentar uma sociedade apoiada na verdade, a liberdade e a justiça, a fim de fortalecer a democracia em bem de todos os venezuelanos”.