Ao apresentar ao Papa Bento XVI as obras traduzidas do inglês ao italiano do sacerdote jesuíta Bernard J.F. Lonergan, perito canadense da inteligência humana, L'Osservatore Romano (LOR) publicou uma entrevista em que se destaca a valiosa contribuição deste presbítero à investigação neste campo e seu profundo sentido de eclesialidade.
O Pe. Lonergan, brilhante estudioso mas não muito difundido, distinguia-se por seu "compromisso de serviço à Igreja. E, sobre tudo, por sua disponibilidade humana. Lembro que atendia a seus estudantes e a cada um dava sugestões e clarificações", explica o também jesuíta Natalino Spaccapelo; quem é o curador da "Collected Works of Bernard Lonergan", apresentada em italiano ao Santo Padre.
O Pe. Spaccapelo conta ao LOR que o Pe. Lonergan "é provavelmente um dos autores mais estudados no mundo, e por circunstâncias especiais, em modo especial no âmbito socioeconômico".
Na obra Insight, a mais importante do Pe. Lonergan, explica o Pe. Spaccapelo "Lonergan não tem proposto uma teoria, porém volta para a definição e a clarificação da estrutura humana, uma estrutura de pensamento que seja reconducível não a um certo período histórico, ou uma certa sociedade, mas a todo o homem. É o que amo definir 'o invariável respeito às culturas e tradições'. Insight é o instrumento para entender como funciona a inteligência dos distintos saberes. Vários saberes aos quais o filósofo se dedicou com uma meticulosidade impressionante".
"Partindo do conceito que a consciência é uma melodia que se articula nos distintos contextos da vida humana, Lonergan pôs sobre o pano as indagações para examinar como a inteligência humana é operativa –sempre com a mesma estrutura– nos métodos científicos, humanistas, filosóficos, históricos e teológicos", prosseguiu o sacerdote.
Logo depois de comentar que seus textos são bases de distintas universidades católicas na Itália, o Pe. Spaccapelo destaca que "Lonergan sustenta que o mundo moderno formulou o conhecimento sobre a base dos conceitos, enquanto que o que faz falta é reformular o saber sobre a base do que precede aos conceitos", já que "construir o saber sobre conceitos faz que o saber seja imóvel, enquanto que construi-los sobre a inteligência o dinamiza e o faz progredir".