O vice-presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC) e Arcebispo de Tunja, Dom. Luis Augusto Castro, pediu às guerrilheiras Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) desistir em seu pedido de desmilitarizar dois povos para facilitar a liberação dos seqüestrados.

"Esse tipo de propostas não têm acolhida dentro das esferas do Governo. portanto, é importante procurar outras alternativas e outros caminhos para fazer o acordo humanitário sem limpar território algum", declarou Dom. Castro.

Há dois anos, as FARC mantêm retidos uns sessenta políticos, soldados e policiais, assim como a três empreiteiros americanas.

Neste tempo reclamaram um "acordo humanitário" para liberá-los mas estabelecem como condição que o Estado liberte a guerrilheiros das FARC detentos em diversos cárceres e insistem em que se desmilitarizem duas populações de Caquetá, São Vicente do Caguán e Cartagena de Chairá.

Na segunda-feira, o porta-voz principal das FARC, Raúl Reis, anunciou que seu grupo aceitaria uma proposta da Igreja para conversar. Para  Dom. Castro, isto é um avanço.