Durante a Missa celebrada na Basílica de São Pedro pela Solenidade de Pentecostes e posteriormente no último Regina Caeli do ano, o Papa Bento XVI exortou aos fiéis a viver a paz de Deus mediante o recurso aos Sacramentos, para logo transmiti-la ao mundo necessitado de paz.

Durante a homilia da Missa que presidiu na Basílica, o Pontífice lembrou que “nesta festa do Espírito e da Igreja queremos dar graças a Deus por ter dado a seu povo, eleito e formado em meio de todas as gentes, o bem inestimável da paz, de sua paz!”

“Ao mesmo tempo –adicionou-, renovamos a tomada de consciência da responsabilidade conectada a este dom: a responsabilidade da Igreja de ser constitutivamente sinal e instrumento da paz de Deus para todos os povos”.

A respeito, o Pontífice lembrou que “tratei que me fazer transmissor desta mensagem me aproximando recentemente à sede  da ONU para dirigir minha palavra aos representantes dos povos”; mas advertiu que “não é somente nestes eventos nas cumes’ nos que se deve pensar. A Igreja realiza seu serviço à paz de Cristo sobre tudo na presença e ação cotidianas em meio dos homens, com a pregação do Evangelho e com os sinais de amor e de misericórdia que a acompanham”.

Bento XVI sublinhou que “entre estes sinais, cabe sublinhar “principalmente o Sacramento da Reconciliação, que Cristo ressuscitado institui no mesmo momento em que entrega a seus discípulos o dom de sua paz  e de seu Espírito”.

“Quão importante e infelizmente não suficientemente compreendido é o dom da Reconciliação, que pacifica os corações! A paz de Cristo se difunde somente através de corações renovados de homens e mulheres reconciliados e convertidos em servidores da justiça, dispostos a difundir no mundo a paz com a só força da verdade, sem cair em compromissos com a mentalidade do mundo, porque o mundo não pode dar a paz de Cristo: é assim como a Igreja pode ser fermento daquela reconciliação que vem de Deus. Pode sê-lo só se permanecer dócil ao Espírito e dá testemunho do Evangelho, só se levar a Cruz como e com Jesus. Precisamente isto é o que testemunham os santos e santas de todo tempo!”

Pouco depois, ao concluir a Missa, presidindo o último Regina Caeli deste tempo, o Santo Padre lembrou que “o Espírito consagra a pessoa e a faz ao mesmo tempo membro vivo do Corpo místico de Cristo, partícipe da missão de testemunhar seu amor. E isto se realiza mediante os Sacramentos da iniciação cristã: o Batismo e a Confirmação”.

Bento XVI lembrou que a renovação nestes sacramentos forma parte de sua Mensagem para a próxima Jornada Mundial da Juventude 2008; e assinalou que “hoje queria estender o convite a todos: redescubramos, queridos irmãos e irmãs, a beleza de ser batizados no Espírito Santo; retomemos a consciência do nosso Batismo e da nossa Confirmação, fontes de graça sempre atual”.