O Cardeal Giovanni Battista Ré, Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, inaugurou nesta sexta-feira na Pontifícia Universidade Urbaniana um ato acadêmico para comemorar 50 anos de criação do dicastério romano que serve à Igreja no "Continente da Esperança".

Em sua saudação, o Cardeal Ré lembrou que o aniversário da CAL coincide com os 25 anos da proclamação de São Turíbio de Mongrovejo, pioneiro da evangelização da América Latina, como padroeiro do Episcopado latino-americano.

O Arcebispo Octavio Ruiz Arenas, Vice Presidente da Comissão, fez um detido percurso histórico da CAL; começando por lembrar aos pontífices –como Pio  VII, Leão XIII, Pio VIII, Gregório XVI e Pio IX– que deram um notável impulso à vida eclesiástica do Continente, e se deteve na I Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, convocada em  25 de julho de 1955 em Rio de Janeiro e que deu nascimento o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Dom Ruiz lembrou que foi o então Dom Antonio Samoré quem assinalou a necessidade de criar no Vaticano um organismo que seguisse "de maneira uniforme as diversas atividades" da Igreja na América Latina; idéia que foi aceita pelo Papa Pio XII, quem instituiu a Comissão em 21 de abril de 1958.

Quatro etapas

Em seu repasso histórico, Dom Ruiz dividiu a história da CAL em quatro etapas.

A primeira, de 1958 a 1967, foi o período de consolidação dos objetivos.

O segundo período, entre 1967 e 1969, ocorre quando a CAL adquire plena autonomia sob a direção do Dom Antonio Samoré e que tem lugar a II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Medellín.

O terceiro período coincide com as reformas realizadas pelo Papa Paulo VI, entre 1969  e 1988, quando a CAL se converte em um escritório da Congregação para os Bispos.

Nessa época, lembra Dom Octavio Ruiz, a CAL, que contava apenas com dois colaboradores a tempo completo –entre eles o lembrado Dom Michele Buro–, viu-se transbordada pelos diversos desafios do Continente: a teologia da libertação, os movimentos políticos que envolviam a alguns sacerdotes, os "cristãos para o socialismo", as relações tensas com os religiosos, a ideologia da "segurança nacional"; entre muitos outros.

O quarto período vai de 1988 até hoje  e compreende as mudanças queridas pelo Papa João Paulo II com o motu proprio "Decessor nostri" e a Constituição "Pastor Bonus"; quando a CAL recebeu uma estrutura mais ampla e se criou o cargo do Vice-presidente, que foi assumido por primeira vez por Dom Cipriano Calderón Polo.

Dom Ruiz se referiu ao acompanhamento da CAL às diversas conferências gerais do Episcopado latino-americano, e se deteve de maneira especial na de Aparecida (2007), durante o qual Dom Ruiz foi anunciado como novo Vice-presidente em substituição do Dom Luis Robles, o Arcebispo mexicano convocado cedo à Casa do Pai.

O Arcebispo aproveitou a menção para apresentar a obra "Aparecida 2007 - Luz para a América Latina", que contém as linhas principais das conclusões da Conferência.

Celebração

Na tarde da sexta-feira, o Cardeal Ré presidiu a Concelebração Eucarística na Basílica de São Anastásio no Palatino para comemorar os 25 anos da nomeação patronal de São Turíbio, cuja vida e obra foram apresentadas no final da manhã pelo sucessor do Santo na Arquidiocese de Lima (Peru), o Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne.