Karekin II, Patriarca Supremo e Catholicos de todos os Armênios, realizará uma visita oficial ao Papa Bento XVI de 6 a 9 de maio, para o qual chegará esta tarde (hora local) a Roma.

Segundo um comunicado do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, acompanharão ao patriarca 18 bispos do Catholicosado de todos os Armênios e um grupo de 75 fiéis armênios apostólicos, provenientes de Armênia e de outros países do oriente e do ocidente, que participarão dos atos principais da visita.

Amanhã, 7 de maio, depois de rezar na tumba de São Pedro e visitar a estátua de São Gregório o Iluminador, Patrono de Armênia, que se acha no pátio norte da Basílica Vaticano, o Papa Bento XVI lhe dará a bem-vinda ao início da Audiência Geral na Praça de São Pedro.

Na quinta-feira de manhã, o Patriarca visitará o Pontifício Colégio Armênio e pela tarde participará de um encontro acadêmico no Pontifício Instituto Oriental sobre "O santo sacrifício na tradição armênia".

Sua Santidade Karekin II e seu séquito serão recebidos na sexta-feira 9 pela manhã na sede do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a seguir Bento XVI se reunirá com o Catholicos no Palácio Apostólico Vaticano.

Depois do encontro privado, o Papa receberá aos bispos que acompanham ao patriarca. Está prevista a celebração de uma Liturgia da Palavra, presidida conjuntamente pelo Santo Padre e Sua Santidade Karekin II, a que também assistirão os fiéis armênios apostólicos do séquito.

Na tarde de 9 de maio, o Catholicos e seu séquito participarão da celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo Extramuros, ato conclusivo da visita patriarcal a Roma.

Com ocasião dos diferentes encontros entre os Bispos de Roma e os Catholicos da Igreja armênia apostólica, conclui o comunicado, assinaram-se declarações comuns sobre temas de grande relevo ecumênico em campo histórico, teológico e pastoral.