Depois da passagem do ciclone Nagris pelo país asiático de Myanmar, Cáritas Internacional está preparada para ajudar na emergência às dezenas de milhares de afetados que viram seus lares seriamente danificados no sábado 3 de maio na cidade de Yangon (Rangoon).
Dolores Halpin-Bachmann, chefa da equipe de resposta a emergências de Caritas Internationalis, indicou que “há uma urgente necessidade para o acesso de pessoal de ajuda às áreas afetadas para avaliar os danos, começar a proporcionar mantimentos, moradia, água potável e assistência médica. Myanmar é um país pobre e certamente necessitará ajuda para responder a este desastre nesta escala".
“Só recebemos informes gerais, mas não são suficientes para conhecer bem a situação humanitária. Nagris golpeou a uma cidade grande com uma população de cinco milhões de pessoas. Assim sabemos que é muito importante para as pessoas ter acesso à água potável para deter a extensão das enfermidades", explicou.
“Caritas sabe, por sua experiência, que os primeiros dias são cruciais para salvar vidas. Depois do tsunami na Ásia em 2004, centenas de milhares de vidas foram salvas pela rápida e efetiva resposta da comunidade internacional na primeira fase da emergência. O governo tem que fazer tudo o que possa para que o pessoal de ajuda responda”.
Caritas Internationalis está coordenando os esforços de ajuda desde seus 162 membros nacionais e está trabalhando com o pessoal na região. As comunicações em Myanmar foram severamente afetadas e ainda não se tem uma idéia clara dos danos.