Esta manhã o Papa Bento XVI saudou os mais de 300 participantes do VI Seminário Profissional sobre Escritórios de Comunicação da Igreja, no que lhes lembrou que, para eles, “Cristo seja sempre o Caminho, a Verdade e a Vida”.

O VI Seminário Profissional, organizado pela Faculdade de Comunicação Social Institucional da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, teve como tema “A comunicação da Igreja e a cultura da controvérsia”, e se realizou desde segunda-feira 28 até na quarta-feira 30 de noite na Aula Magna da Pontifícia Universidade da Santa Cruz; com participantes de 60 nações.

No marco do Seminário as controvérsias foram definidas como “um laboratório simbólico que formula problemas e respostas interessantes para toda a sociedade”. Assim mesmo se alentou a “oferecer sobre tudo uma resposta adequada à consistência objetiva das críticas” que se dirigem à Igreja e a seus membros.

Acompanharam também a reflexão mesas redondas de discussão: na segunda-feira se discutiu sobre “o que espera um Bispo do Escritório de Comunicação e o que espera o Diretor do Escritório de Comunicações de seu Bispo”, com a participação de Dom Barry J. Hickey, Arcebispo de Perth; Dom Alfonso Magro, Arcebispo de San Juan de Cujo; Dom Claudio Giuliodori, agora Bispo de Macerata mas anteriormente Diretor do Escritório de Comunicações da Conferência Episcopal Italiana; e Jeanette De Melo, Porta-voz da Arquidiocese de Denver.

Destacou-se “a importância do freqüente dialogo entre o Bispo e seu Escritório de Comunicação assim como o intercâmbio de idéias para ampliar a perspectiva e enriquecê-la”. Assim mesmo se acentuou a necessidade de “aproveitar as situações controvertidas para apresentar a mensagem da Igreja com claridade e de maneira detalhada”.

Na terça-feira se compartilharam “experiências de diálogo entre os escritórios de comunicação da Igreja e jornalistas”, e participaram Colleen Dolan, Diretora do Escritório de Comunicações da Arquidiocese de Chicago; Maria Elena Rojas, da Conferência Episcopal Peruana; Andreas Englisch, correspondente em Roma para o Axel Springel; e Delia Gallagher, vaticanista da CNN.

Entre os relatores estiveram pressentem, além dos já citados: John Allen, escritor e jornalista do National Catholic Report; o Pe. Angel Rodríguez Luño, consultor da Congregação para a Doutrina da fé e professor de Teologia Moral na Universidade da Santa Cruz; Santiago de la Cierva, Diretor do Rome Reports TV News Agency; entre outros.