O Arcebispo de Valência, Cardeal Agustín García-Gasco, assinalou que "a educação católica tem a missão de contribuir a encher de sentido a vida dos que se aproximam dela".

Em sua usual carta semanal datada em 27 de abril, titulada "O amor é o melhor impulso para o conhecimento", o Cardeal espanhol indicou que "os professores, os estudantes e as famílias acodem" à educação católica " para encontrar resposta a muitas de suas perguntas, para fazer frente às desafios que coloca a vida. A Igreja oferece com suas comunidades educativas uma sabedoria humana decididamente aberta à esperança que não defrauda: a que nasce do indefectível Amor de Deus por seus filhos".

Depois de destacar que "é uma urgência redescobrir a importância e a beleza da missão educadora que forma parte da missão que a Igreja tem de proclamar a Boa Nova", o Cardeal afirmou que "cada centro educativo católico é um lugar para encontrar ao Deus vivo, ao Deus que revela em Jesus Cristo a força transformadora da verdade".

"A relação com Deus suscita o desejo de crescer no conhecimento e na compreensão de Cristo e de seu ensinamento. Quando amamos a alguém desejamos lhe conhecer melhor, e isso mesmo acontece quando fazemos de nossa relação com Deus uma relação verdadeiramente pessoal: desejamos conhecê-lo melhor para o amar mais. O amor é o melhor impulso para o conhecimento", escreveu.

"O serviço à verdade que a Igreja exerce em meio da humanidade se realiza de um modo principal através do encontro pessoal, do conhecimento e do testemunho cristão" que precisa ser "continuamente renovado", continuou o Arcebispo.

Logo de ressaltar que "a verdade objetiva não é particular, não é criação de um ser humano, nem do consenso social, senão que aponta ao que é de todos, ao universal, ao que não passa de moda, ao absoluto, a que coincide com o ser de Deus. É a única Verdade que nos capacita para proclamar com confiança a esperança que não defrauda", o Cardeal remarcou que "os nobres fins da formação acadêmica e da educação estão fundados na unidade da verdade, e no serviço à pessoa e à comunidade".