Ao finalizar a oração do Regina Coeli este meio-dia na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI fez um chamado a todos os fiéis para que rezem pela paz na África; aonde a violência e a guerra afetam ao povo.

"As notícias que chegam de alguns países africanos seguem sendo motivo de profundo sofrimento e viva preocupação. Peço-lhes não esquecer estas trágicas vivências nem aos irmãos e irmãs que estão envolvidas nelas! Peço-lhes rezar por eles e ser também sua voz!", pediu o Santo Padre.

Na Somalia, especialmente em Mogadíscio, explicou o Pontífice, "os distintos enfrentamentos armados fazem sempre mais dramática a situação humanitária desta querida população, há muitos anos oprimida sob o peso da brutalidade e a miséria".

Em Darfur, continuou o Papa, "face à tranqüilidade momentânea, permanece uma tragédia sem fim para centenares de milhares de pessoas indefesas e abandonadas a si mesmas"; e em Burundi; depois  "dos bombardeios dos últimos dias que aterrorizaram a seus habitantes da capital Bujumbura e afetado inclusive a sede da Nunciatura Apostólica" aparece o risco "de uma nova guerra civil".

"Convido a todas as partes envolvidas a retomar sem demoras a via do diálogo e a reconciliação", exortou.

"Confio que as autoridades políticas locais, os responsáveis pela comunidade internacional e todas as pessoas de boa vontade não deixarão de esforçar-se o necessário para pôr fim à violência e honrar os esforços empreendidos, para que se retome o caminho sólido para a paz e o desenvolvimento. Confiamos nossas intenções a María, Rainha da África", finalizou o Santo Padre.