O Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic, lamentou que alguns prefeitos junto com o Ministério de Saúde estejam procurando alternativas para desobedecer a sentença do Tribunal Constitucional que ordenou suspender a distribuição da chamada pílula do dia seguinte.

Em declarações a Radio Cooperativa, o Bispo considerou inadequado que o fármaco seja comercializado ou distribuído "enquanto a comunidade científica não fique realmente de acordo e nos diga convincentemente" que não tem caráter abortivo.

"Preocupa profundamente que se esteja incitando a desobedecer uma sentença", sustentou o Bispo e denunciou que "aqui há um problema também de imperialismo econômico das grandes transnacionais, que contribuem com quantidades milionárias de dólares e euros a diversas ONG do mundo, especialmente no Chile".

Conforme informou a rádio emissora, os prefeitos agrupados na Associação Chilena de Municipalidades (AChM) esperam um relatório jurídico sobre a sentença do TC para ratificar a entrega gratuita do fármaco no caso que os prefeitos assim o decidirem, com o objetivo de driblar a proibição ditada no sistema público de saúde.