As declarações do Prelado se dão ao cumprir uma semana da ocupação do Congresso por parte de parlamentares do Frente Amplo Congressista, em protesto pelo debate da reforma petroleira. Entre outras coisas, esta ocupação também impediu a recepção da Presidenta da Índia, Pratibha Devisingh.

O também Bispo Auxiliar de Guadalajara indicou que estes legisladores "optaram por fazer uso de pressões extra-institucionais e com isso violentaram o caminho do diálogo estável e habitual das câmaras de deputados e senadores. Não desprezamos os motivos que argúem os que optaram por esta estratégia, o que assinalamos é que pensamos não ser o caminho adequado".

Seguidamente indicou que "as instituições legitimamente constituídas" garantem "o diálogo entre as diferentes correntes de pensamento, dão espaço aos acordos e conduzem à indispensável legislação que necessita toda autoridade para ser democrática e não autoritária", por isso este caminho "periga quando se bloqueia a máxima tribuna da nação e se impede a exposição dos diferentes pontos de vista e a possibilidade de acordos".

"Parece que se pretende impor condições de pressão social por em cima do diálogo democrático institucional", precisou.

Depois de encorajar "o diálogo, o acordo, e o respeito aos direitos de outros", o Bispo destacou que "México precisa consolidar a sua ainda frágil democracia. O Episcopado mexicano manifesta sua preocupação pela paralisia do trabalho legislativo, base da vida democrática nacional. Por isso, faz um chamado à prudência e a concórdia para voltar quanto antes para a via institucional".