O Arcebispo da Santa Cruz, Cardeal Júlio Terrazas, destacou que "o bom pastor deseja que vivamos da verdade e do amor, se houver algo que corrigir temos que fazê-lo com amor, porque Ele é amor, não nos cabe entrar no exército dos que odeiam, cabe-nos entrar no grupo dos discípulos, que sendo poucos amam e transformam o mundo".

Em sua homilia dominical, o Cardeal boliviano assinalou que "não podemos aplaudir àqueles que nos chamam à confrontação, não podemos dizer o que bonito o que vocês fazem, preparando-se para uma guerra entre irmãos", em alusão às constantes mensagens tanto da oposição como do partido do Governo.

"Nos fala de que há lugares cheios de escravos, pois ninguém está de acordo com isso, mas que nos mostrem a verdade, que nos digam onde os encontramos. Não é possível que sigamos nos condenando só com slogans, só com palavras ofensivas", disse logo se referindo a algumas declarações de políticos que indicam que em Santa Cruz há escravidão.

Do mesmo modo, fez um chamado à população para não deixar-se encher a cabeça com ódios e rancores falsos pois "o que o Senhor deseja é paz".

Ao falar logo sobre o Dia da criança, celebrado na Bolívia o passado 12 de abril, o Cardeal denunciou que "as crianças nas ruas aumentam, crianças abandonadas os encontramos por todo lado; crianças que estão vendendo ou consumindo droga estão pelos nossos bairros e também no centro da cidade; crianças que estão utilizados para pedir esmola; essas crianças foram abraçadas ontem?"

"Temos que cultivar nessss crianças a liberdade dos filhos de Deus, a dignidade a que o Senhor os chamou, temos que lhes dar o seu lugar, e todos os meios para que não cheguem a ser daqueles ladrões ou assaltantes", finalizou.