De Guadalajara, onde participou do Congresso Eucarístico Internacional, o Bispo Auxiliar de Havana, Dom. Alfredo Petit Vergel, declarou que os católicos cubanos que sofrem perseguição por suas idéias estão ganhando o céu.

“Eles e todos os católicos do mundo ganham o céu porque há diversas classes de martírio: uns por pouco e outros por muito, como em Cuba”, declarou Dom. Petit à imprensa internacional.

O Bispo lamentou a escassa presença de católicos cubanos no Congresso e explicou que a situação se deveu mais a questões políticas que a religiosas.”A saída de um leigo em Cuba não é possível facilmente nem para um congresso nem para nada. Não é por questões religiosas, é por questão política. Um leigo em Cuba não pode viajar livremente e nós, para chegar aqui, tivemos uma permissão de 15 dias. Não é fácil sair do país”, explicou Dom. Petit.

Do mesmo modo, reconheceu que “a situação do catolicismo em Cuba está igual a sempre. Não acredito que a situação do catolicismo tenha variado. 80 por cento dos 11 milhões de habitantes se dizem católicos, mas isso não significa que atuem como tal”.

Também explicou que em Cuba só há 320 sacerdotes, 12 bispos, três arcebispos e um cardeal, por isso continua sendo muito difícil atender às necessidades espirituais de toda a população.