Um centenar de cubanos e colombianos participaram de uma Eucaristia que foi oferecida nesta capital pela saúde e liberdade da ex-candidata presidencial da Colômbia, Ingrid Betancourt, quem leva seis anos seqüestrada pelas FARC.

"Queremos pedir a Deus que mova os corações dos que a têm seqüestrada para que a liberem ou permitam entrar aos médicos", disse o Pe. Noel Mojica, sacerdote que presidiu a Missa na igreja de La Mercê.

"Estamos angustiados, não sabemos nada dela, sabíamos que estava muito doente, preocupa-nos sua saúde e a solidariedade, porque está tremendamente só e angustiada", disse o sacerdote de 71 anos, 15 dos quais transcorreu em Cuba atendendo aos presos cubanos e estrangeiros.

"Experimentamos uma dor muito grande pelo que acontece , por Ingrid, por todos os seqüestrados, estamos orando pela Colômbia", afirmou o presbítero quem também agradeceu o apoio da Igreja em Cuba.

A Missa foi convocada por um grupo de ativistas colombianos residentes em Cuba que responde no nome de "Tecedores de Paz", que mantêm contato com 200 pessoas que formam a comunidade colombiana em Havana.

"Estamos realizando nesta igreja umas missas pela paz do país, o retorno dos seqüestrados, pela aparição dos desaparecidos, e Ingrid é um símbolo dos seqüestrados", disse o advogado e jornalista Alvaro Jacome, coordenador do grupo.

"Convocamos aos colombianos e a quão cubanos queiram nos acompanhar" pois é necessário unir "a vontade, a energia e a participação da gente que ainda se sensibiliza", disse Jacome, que reside na ilha faz 25 anos.