O Cardeal Renato Martino, Presidente do Pontifício Conselho "Justiça e Paz", presidiu uma conferência de imprensa em que se apresentou o volume "João Paulo II e os desafios da diplomacia pontifícia".

O texto foi editado pelo Dom. André Dupuy, Núncio Apostólico na Venezuela, e é uma publicação de Justiça e Paz e a Fundação Path to Peace.

Participaram da coletiva de imprensa Dom. Dupuy e Dom. Pietro Parolin, subsecretário para as Relações com os Estados.

O Cardeal Martino destacou a  "a harmônica composição de um Magistério extraordinário que, ao longo de 26 anos, tocou todos os aspectos da atualidade de nosso tempo, elaborando uma série vigorosa de variações sobre o tema unitário da defesa da dignidade humana e de seus direitos fundamentais”.

Também disse que “na leitura das páginas do volume, entre linhas, emerge a grandeza não só de um altíssimo Magistério, mas também de uma fé valente e inabalável, de uma esperança que espera contra toda esperança, de um amor pela verdade, pela paz e pelo ser humano, que fazem do pontificado de João Paulo II uma das bênçãos maiores que tenham recebido na história a Igreja e do mundo".