O Presidente da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), Cardeal Julio Terrazas Sandoval, indicou que se deve "passar dos discursos à prática mostrando esses sinais claros que o povo espera" para alcançar a paz.

Depois de uma reunião dos membros da CEB com os prefeitos de Santa Cruz, Tarija, Beni, Pando e Cochabamba, o Cardeal assinalou que "a situação que atravessa o país é delicada e que por isso mesmo requer a predisposição e compromisso de todos" e sublinhou que "a Igreja encontrou predisposição em ambas as partes".

Entretanto, precisou, o processo de diálogo não será instalado em uma reunião de algumas horas. "Isso não é a receita da noite para o dia, é algo que deve inspirar a consciência de que a paz é possível e podemos trabalhar por uma Pátria melhor", asseverou.

Uma vez que se obtenham as condições básicas para um verdadeiro diálogo, "devem ser os líderes políticos os que convoquem ao diálogo efetivo", afirmou o Cardeal Terrazas.

Por sua parte o Prefeito de Santa Cruz, Rubén Costas, reconheceu que todos os prefeitos "valoramos de uma maneira muito especial o encontro com os bispos sobre tudo a procura de encontrar soluções e certezas no país".

"Esse esforço que faz a nossa Igreja é realmente especial, o faz com um grande apostolado, preocupada com todos os bolivianos, o faz porque todos sabemos que este momento é um momento crítico de angústia e a gente que espera soluções importantes que se encaminhem dentro de um processo de paz ao que ninguém vai renunciar", adicionou Costas.

Finalmente, manifestou seu agradecimento "ao Cardeal e a todos os bispos pelo esforço que os senhores fazem" e pediu aos meios de comunicação que "não manipulemos a informação" e façamos ver como se a Igreja "for a responsável pelas posições que às vezes são posições duras e que tal vez não se dão as condições de poder encontrar aquele momento certo para procurar soluções".