O Bispo Prelado de Ayaviri, no sul andino do Peru, Dom Kay Martín Schmalhausen Panizo, assinalou a celebração pelos 50 anos da criação de sua Prelatura é "um tempo para agradecer a Deus por todos os bens recebidos durante este meio século" e também um tempo de missão.

Em uma recente Eucaristia, o Prelado decretou o início do Ano Jubilar da Prelatura e fez um chamado a todos os paroquianos a assumir "o rol ativo na Igreja Católica como ‘discípulos e missionários do Jesus’".

"Todos: sacerdotes, religiosos, religiosas e de maneira especial vocês os leigos estão chamados a ser apóstolos e testemunhas do Senhor, morto e ressuscitado. Todos somos co-responsáveis na missão da Igreja. Não existem os católicos de segunda classe", asseverou.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Para as celebrações "dará-se um acento especial a pastoral catequética, sacramental e litúrgica, a pastoral de noivos, vocacional, evangelização da cultura e obras solidárias", indicaram membros da prelatura.

A Prelatura de Ayaviri foi criada pelo Papa Pio XII em 30 de julho de 1958, mediante a Carta Apostólica ex-illis Diocesibus. Tem uma extensão de 32 mil quilômetros quadrados e está conformada pelas províncias de Melgar, Carabaya e Sândia (no sul andino do Peru).

A população é de 250 mil pessoas, da quais 95 por cento são católicos, pois é um povo de "longa tradição religiosa e de fiéis com uma fé muito arraigada, mas de uma vez de grandes necessidades". 85 por cento da população vive em extrema pobreza.