No domingo de Ressurreição, começou a última etapa da peregrinação da "Arca da Nova Aliança" que percorre as dioceses do Canadá e chegará a Québec onde se realizará o 49º Congresso Eucarístico Internacional do 15 aos 22 de junho.

A Arca da Nova Aliança é um símbolo espiritual criado para contribuir à preparação espiritual do Congresso Eucarístico Internacional, pesa aproximadamente 40 quilogramas e está decorada com motivos eucarísticos. Começou sua peregrinação em 11 de maio do 2006 em Roma com a bênção do Papa Bento XVI em presença de todos os Bispos de Québec.

Nesta última etapa, que partiu de Midland (Ontário- Canadá), a Arca percorrerá cerca de 1600 km., antes de chegar à cidade de Québec em 25 de maio, solenidade de Corpus Christi, conforme informou a Agência Fides.

O evento começou com uma celebração Eucarística na igreja da Santa Margarida em Midland, e em seguida a Arca se dirigiu ao Santuário dos Santos Mártires Canadenses; onde os doze escoltas da Arca, que representam aos apóstolos, receberam a bênção por parte dos Bispos Auxiliares de Toronto e Québec; Dom Peter Hundt e Dom Pierre-André Fournier, respectivamente.

A peregrinação, que durará 64 dias, percorrerá dez dioceses e cinco santuários nacionais. Além do Santuário dos Santos Mártires em Midland; a Arca visitará o Oratório de São José (Montréal), o Santuário Notre-Dame-Du-Cap (Cap-da-Madeleine), o Santuário Saint-Antoine (Lac Bouchette) e Sainte-Anne-de Beaupré (Beaupré).

Algumas partes do percurso se realizará andando e outras em automóvel, e nas paradas pelos povos e cidades haverá momentos de oração, por isso os organizadores convidaram a toda a população a compartilhar esta experiência espiritual única.